16.4.10

PROJETO A DESCOBERTA DA JOANINHA

Escola Municipal Antonino Xavier

Aula de Alfabetização e Letramento

 
Professora:
Lúcia Martinelli-Ateliê das Letras

Pólo do Tempo Integral
Professora: Tânia Fornari


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONINO XAVIER
TEMPO INTEGRAL
MINI PROJETO: Literatura infantil - A Descoberta da Joaninha
DURAÇÃO: Duas semanas

OBJETIVO:
Reforçar sentimentos de amizade, solidariedade, bondade, fraternidade e partilha.
Desenvolver a capacidade de narrar, descrever, criar e dramatizar textos literários.
Oportunizar a espontaneidade, a imaginação, a percepção, a observação, auto-expressão e criatividade.

METODOLOGIA DOS ATELIÊS:
ATELIÊ DAS LETRAS:
  • Leitura do livro, oralidade sobre valores e interpretação do texto em forma de caça-palavras;
  • História fatiada para recortar, numerar na ordem dos acontecimentos, colar e colorir no texto a descoberta da Joaninha;
  • Informações sobre o inseto Joaninha e suas lendas pelo mundo;
  • Apresentação no computador o ciclo de vida da Joaninha;
  • Produção textual escrita sobre o tema, colar uma na outra, transformando em livro rolo e colocar no pote previamente pintado nas cores da joaninha;
  • Classificar os nomes das pessoas do EMAX que iniciam com J em masculino e feminino e na ordem alfabética;
  • Ortografia: encontrar as palavras que não estão corretas nas frases e reescrevê-las corretamente;
  • Leitura de textos diversos sobre a joaninha.
  • Jogo da velha: Jogar montando as frases previamente escritas;
ATELIÊ DAS ARTES
  • Confecção dos personagens da história utilizando CD;
  • Confecção da joaninha na garrafa pet;
  • Ensaio das falas para o teatro de fantoches e apresentação do teatro;
  • Confecção de painéis com uso de tinta guache;
  • Confecção de joaninhas em EVA para completar o painel;
ATELIÊ DOS NÚMEROS
  • Cálculos, contando o número de joaninhas e o número de patas, montando o F.M. (+ e X);
  • Conjuntos de joaninhas conforme o número, contagem de conjuntos em cada número e quantas joaninhas sobrou em cada número;
  • Jogo: As pintas da joaninha;
  • Situações matemáticas com o resultado da pesquisa de pessoas EMAX que iniciam com J.
ATELIÊ DO BRINQUEDO
  • Construção de um jogo de argolas. Pintura e enfeite da parte de cima das garrafas pet. Posteriormente, colocar etiquetas com informações relacionadas ao tema estudado para brincar com os alunos. Irão jogar a argola (borda de tampa de leite) e se enlaçar a garrafa, vai ler a informação e dizer se está correta ou não a informação.
  • Pesquisa de campo nas salas de aula para averiguação de nomes de pessoas que iniciem com a letra J;
  • Auxílio no Ateliê das Artes na construção do pote com a joaninha;
  • Construção individual de quebra-cabeça referente ao tema estudado;
  • Pintura do muro da escola sobre o tema.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1.História: A Descoberta da Joaninha - Bellah Leite Cordeiro

Temas abordados: Amizade, caridade, amor ao próximo, bondade, fraternidade, solidariedade...

Dona Joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa.Vai ser uma delícia!
Todos os bichinhos foram convidados... Afinal chegou o grande dia.
O dia da festa na casa da Lagartixa. Dona Joaninha está feliz.
Quer ir muito bonita!Por que assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela!
E ela poderá se divertir a valer!Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura,
muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar.
No caminho, encontrou Dona Formiga na porta de do formigueiro e disse:
- Bom dia Dona Formiga! Não vai à festa da lagartixa?
- Não posso minha amiga. Ontem fizemos mudança e eu não tive tempo de me preparar...
- Não tem problema! Tudo bem! Eu posso emprestar a fita que tenho na cabeça e você vai ficar linda com ela! Quer???
- Mas que legal Dona Joaninha! Você faria isso por mim?
- Claro que sim! Estou muito enfeitada! Posso dividir com você.
Tirou a fita de sua cabeça e a ofereceu para Dona Formiga que, feliz, decidiu ir à festa.
Lá se foram as duas. A formiga radiante com a fita na cabeça.
Mais adiante, encontraram Dona Aranha na sua teia fazendo renda.
- Oi! Aonde vão as duas tão bonitas?
- À festa da lagartixa! Você não vai???
- Sinto muito! Tive muitas despesas este mês e sem dinheiro não pude me preparar para a festa.
- Não seja por isso! Disse a Joaninha - Estou muito enfeitada! Posso bem emprestar as minhas pulseiras... Vão ficar lindíssimas em você!
Emprestou suas pulseiras, que ficaram lindas em Dona Aranha.
- Que maravilha! Disse a aranha entusiasmada – Sempre tive vontade de usar pulseiras em meus braços! Dona Joaninha, você é legal demais! Sabia?
As três, radiantes de felicidade, seguiram rumo à festa.
Um pouco adiante, encontraram a Taturana. Como sempre, estava morrendo de calor!
- Oi, Dona Taturana! Como vai?
- Mal! Muito mal com esse calor! Sabe que nem tenho disposição para ir à festa da Lagartixa.
- Ora! Mas para isso dá-se um jeito! Disse a Joaninha muito amável – Posso lhe emprestar o meu leque.
E lá se foi também a Taturana, muito alegre, se abanando com o leque, e encantada com a gentileza da amiga.
Logo depois, deram de cara com a Minhoca. Que tinha colocado a cabeça pra fora da terra para tomar um pouco de ar.
- Dona Minhoca, não vai à festa? Disse a turminha ao passar por ela.
- Não dá, sabe? Eu trabalho demais! Quase não dá tempo pra comprar as coisas de que preciso.. E, agora, estou sem ter uma boa roupa boa pra vestir! Sinto bastante! Porque sei que a festa vai ser muito legal! Mas, que se há de fazer?...
- Ora, Dona Minhoca – Disse a Joaninha com pena dela – Dá-se um jeito... Posso emprestar a minha faixa e com ela você ficará muito elegante!
E emprestou a sua faixa à Minhoca que ficou muito elegante.
E seguiu com as amigas para a festa.
Dona Joaninha estava tão feliz com a alegria das outras, que nem reparou ter dado tudo o que ela havia posto para ficar mais bonita. Mas, a alegria de seu coração aparecia nos olhos, no sorriso, e em tudo o que ela dizia! E isso a fez tão linda, mas tão linda que ninguém, na festa dançou e se divertiu mais do que ela!
Foi então que a Joaninha descobriu que para a gente ficar bonita, e se divertir não precisa se enfeitar toda. Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa a gente bonita por fora. E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!

2. ORALIDADE SOBRE O TEXTO:
a)O que você achou da atitude de Dona Joaninha?
b)O que deixa a pessoa bonita por fora e por dentro?
c)Já emprestou ou deu alguma coisa a alguém? O quê? A quem?
d)O que você aprendeu com a história da Dona Joaninha?

3.ENCONTRAR AS RESPOSTAS DA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO NO CAÇA-PALAVRAS:
a)Ia dar a festa..
b)Os convidados eram todos os ...
c)O que Dona Joaninha usou para ir a festa ...
d)Dona Joaninha encontrou a Dona Formiga na porta do ...
e)Dona Joaninha dividiu seus adornos com as amigas ...
f)A Dona Aranha não ia a festa porque estava sem ...
g)A Dona Taturana sentia muito ...
h)A Dona Minhoca saiu da terra para tomar um ...


W L A G A R T I X A Y
S E K D I N H E I R O
X Q K M I N H O C A Y
C U Y T A T U R A N A
W E X Z C X Q Y K H W
P U L S E I R A S A Q
F O R M I G U E I R O
I Q S D Z C A L O R Z
T F O R M I G A X Y H
A X Z F A I X A Z A R
B I C H I N H O S K W

4.Escrever o nome das amigas de Dona Joaninha e desenhá-las usando os objetos que recebidos

“O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las.”

ATELIÊ DAS ARTES
Confecção dos personagens da história utilizando CD;

ATELIÊ DOS NÚMEROS
Cálculos, contando o número de joaninhas e o número de patas, montando o F.M. (+ e X);

ATELIÊ DO BRINQUEDO
Construção de um jogo de argolas. Pintura e enfeite da parte de cima das garrafas pet. Posteriormente, colocar etiquetas com informações relacionadas ao tema estudado para brincar com os alunos. Irão jogar a argola (borda de tampa de leite) e se enlaçar a garrafa, vai ler a informação e dizer se está correta ou não a informação.

5.Informações sobre a vida da Joaninha:

Existem joaninhas de várias cores: vermelha, amarela, verde, laranja, dourada;
* As cores das joaninhas servem para avisar para os predadores que elas não são saborosas;

* Existem 5.000 espécies de joaninha;
* A joaninha mais comum é a vermelha com pintas pretas. Ela tem 7 pintas;
* As outras joaninhas, de outras cores, têm mais de 7 pintas ou menos;
* Existe joaninha-macho e joaninha-fêmea. A fêmea é maior que o macho;
* A joaninha voa no verão e, no inverno, ela fica na casca da árvore para colocar seus ovos;
* As joaninhas ficam juntas no inverno, para se proteger do frio;
* A joaninha coloca de 3 a 50 ovos;
* A joaninha nasce de um ovinho, depois vira larva e aí vira joaninha;
* A joaninha voa. Ela tem asas;
* A joaninha tem uma casca dura (onde têm suas pintas) e, embaixo, estão suas asas;
* A joaninha tem 6 patas, 3 de cada lado;
* A joaninha tem 2 antenas, que servem para ela sentir o cheiro e o gosto;
* A joaninha se defende dos seus predadores soltando um líquido amarelo e com um cheiro ruim. Ela também se finge de morta, para não comerem ela;
* A joaninha é amiga dos agricultores, ela come os pulgões que comem e estragam as plantações;
* A joaninha é usada por alguns plantadores para proteger a plantação;
* A joaninha come ácaros, pulgões e outros insetos;
* A joaninha não é bem redondinha. Ela tem o corpo mais compridinho, e tem cabeça;
* A joaninha enxerga para todos os lados;
* A joaninha gosta de pousar nas flores e folhas;
* A joaninha tem meio centímetro. É menor que uma unha;
* A joaninha é muito comilona, come entre 40 a 75 pulgões por dia;
* A joaninha bate suas asas 85 vezes por segundo durante o seu vôo.

6.LENDAS E CRENÇAS PELO MUNDO

É chamada de besouro de Nossa Senhora quando os agricultores pediram para salvar as lavouras elas apareceram.
Matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.
Se uma joaninha pousar em você e depois voar, levará com ela suas aflições (França).
Se uma joaninha tem mais de sete pintas, trará fome, se forem menos de sete, a colheita será boa.

Se na primavera há muitas joaninhas voando, a colheita daquele ano será boa. (E. Unidos)
Se uma joaninha andar pela mão de uma jovem, ela se casará naquele ano. (Bélgica
As pintas nas costas da joaninha indicam o número de filhos destinados à pessoa. 
As joaninhas podem entender a fala humana, pois foram abençoadas por Deus. (Ásia)
Se uma joaninha pousa na sua mão ao entrar em casa, conte as pintas e esse será o montante de dinheiro que você ganhará em breve.

7.CICLO DE VIDA DA JOANINHA:

8.MOSTRAR OUTRAS IMAGENS PARA ILUSTRAR:

9. HISTÓRIA FATIADA:

NUMERE O TEXTO NA ORDEM DOS ACONTECIMENTOS, RECORTE E COLE:
PINTAR NO TEXTO QUAL FOI A DESCOBERTA DA JOANINHA:

( )A lagartixa vai dar uma grande festa. Ela convidou suas amigas para participar. Dona Joaninha quer ir muito bonita! Por que assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela! Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura, muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar.
( )As três, radiantes de felicidade, seguiram rumo à festa. Um pouco adiante, encontraram a Taturana, estava morrendo de calor! Sem disposição para ir à festa.
Joaninha muito amável emprestou o seu leque. E lá se foram…

( )Joaninha descobriu que para ficar bonita e se divertir não precisa se enfeitar toda. Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa bonita por fora. E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!

( )No caminho, encontrou Dona Formiga que não ia a festa por que havia feito mudança e não teve tempo de se preparar... Então ela emprestou a fita que tinha na cabeça e lá se foram as duas. A Formiga ficou radiante com a fita na cabeça.

( )Mais adiante, encontraram Dona Aranha na sua teia fazendo renda, não ia a festa por que teve muitas despesas e sem dinheiro não pode se preparar para a festa.
Joaninha emprestou suas pulseiras, que ficaram lindas em Dona Aranha que sempre teve vontade de usar pulseiras em seus braços!

( )Deram de cara com a Minhoca que tinha colocado a cabeça pra fora da terra para tomar um ar que não ia porque trabalha demais não tem tempo pra comprar as roupas que precisava. Dona Joaninha com pena dela emprestou a sua faixa que a deixou muito elegante. E seguiu com as amigas para a festa.

ATELIÊ DAS ARTES
Confecção da joaninha na garrafa pet;

ATELIÊ DOS NÚMEROS
Conjuntos de joaninhas conforme o número, contagem de conjuntos em cada número e quantas joaninhas sobrou em cada número;

11.LIVRO ROLO:
Produção textual individual relacionado com a história, colar enrolar e colocar no pote enfeitado de Joaninha

ATELIÊ DAS ARTES
Ensaio das falas para o teatro de fantoches;

ATELIÊ DOS NÚMEROS
Jogo: As pintas da joaninha;

ATELIÊ DO BRINQUEDO
Construção individual de quebra-cabeça referente ao tema estudado;

12.PESQUISA DE CAMPO PELO ATELIÊ DO BRINQUEDO:
Pesquisar nas salas de aula e demais dependências, nomes de pessoas que inicie com J:

13.RESULTADO DA PESQUISA:
Organizar os nomes da lista em masculino e feminino e na ordem alfabética:

Masculino Feminino
1 1
2 2
3 3
4 4
5 5
6 6
7 7
8 8
9 9
10 10
11 11
12 12
13 13
14 14
15 15

Total masculino: ...............
Total feminino: .................
Total: ................................


ATELIÊ DOS NÚMEROS
Situações matemáticas com o resultado da pesquisa de pessoas EMAX que iniciam com J.
QUAL O NOME QUE APARECE MAIS VEZES NA LISTA?

ATELIÊ DAS ARTES

Confecção de painéis com uso de tinta guache;
Confecção de joaninhas em EVA para completar o painel;

14.Identifique e circule as palavras que não estão corretas e as reescreva corretamente:

A Joanilha descobriu que para a jente ficar bonita e se divertir não precissa se enfeitar toda.
.........................................................................................................................................................
Basta ter o coracao bem alegre que a alegria de dentro deicha a gente bonita por forra.
.........................................................................................................................................................
E ela conceguiu essa alegrria fazendo todo aquele pesoal ficar felis!!!
.......................................................................................................................................................................

15.JOGO DA VELHA PARA FORMAR AS FRASES:

A JOANINHA SE DIVERTIU MUITO NA FESTA.

VOCÊ SABE QUAL FOI A DESCOBERTA DA JOANINHA?

A LAGARTIXA ORGANIZOU UMA FESTA PARA REUNIR OS AMIGOS.

A JOANINHA DIVIDIU SEUS ADORNOS COM AS AMIGAS E CONTINUOU LINDA!

16.LEITURA DE TEXTOS E POEMAS SOBRE A JOANINHA EM FICHAS:
17.ENCENAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA COM OS PERSONAGENS CONFECCIONADOS NO ATELÊ DAS ARTES:

Apresentação do teatro de fantoches para os colegas e para o turno inverso também;

Personagens: Lagartixa - Joaninha – Formiga – Aranha – Taturana – Minhoca
Objetos: leque – pulseiras – fita – faixa
Sentimentos: solidariedade – amizade – amor ao próximo – alegria

ATELIÊ DO BRINQUEDO
Joga a argola (borda de tampa de leite) e se enlaçar a garrafa, vai ler a informação e dizer se está correta ou não a informação.

Não haverá joaninhas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.
Adaptado de Rubem Alves

4 comentários:

  1. Anônimo2/4/11

    gostei muito parabéns

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19/8/11

    Fiquei encantada com o seu projeto.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18/9/11

    muito bom... ótimas idéias

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16/1/12

    Lúcia tb sou professora meu nome é Magali e achei seu plano espetacular tirei algumas idéias para trabalhar em minha sala de aula, principalmente agora no inicio do ano, com meus alunos da ed. infantil, esses valores da historia da joaninha me ajudará muito. parabens

    ResponderExcluir

Adoro ler seu comentário! Beijos!

Eu sou Lúcia Martinelli

Minha foto

Eu sou Lúcia Martinelli, nasci em 28.06. Sou filha de Cândido Martinelli e Maria Grando, estudei em Passo Fundo RS, nas escolas Alfredo Pujol, Notre Dame, Joaquim Fagundes dos Reis e Cursei o 2º grau no Colégio Bom Conselho e o ensino superior na Universidade de Passo Fundo e fiz Pós –Graduação em Alfabetização Construtivista na UPF com o GEEMPA e conclui 1989. Hoje moro em Balneário Camboriú e estou fazendo todas as leituras que gostaria de ter feito e não tinha tempo para faze-las. Estou amando!

 

Trabalhei na Faculdade de Odontologia da UPF e fui secretária e auxiliar odontológico.

Exerci a função do magistério na rede particular de ensino, no Colégio Notre Dame por onde me aposentei e na rede municipal nas escolas Vidal Colussi, Fundação Educacional do Menor, UPF em Assessoramento Construtivista, Notre Dame Municipal e Antonino Xavier, onde me aposentei. Aleluia!!!

Trabalhei em turmas pela ordem dos acontecimentos: multiseriada (de pré a 4ª série) todos na mesma sala, Jardim, Pré, 1ª série, 2ª série, 2º ano, 3ª série, 4ª série, 5ª série e 1º ano do 2º grau.

Sou professora por opção porque adoro o ato de ensinar e aprender, o convivio com as crianças sentir a mundança e o crescimento acontecendo no dia a dia, ser o elo mediador entre aluno e conhecimento desafiando e apoiando para que o processo de aprendizagem aconteça o mais rápido possível. A experiência da alfabetização é algo indiscritível, só experimentando para saber a delicia da magia que é “o ver acontecer”.

 

A educação é um processo contínuo que toma o homem sobre sua responsabilidade desde a infância até a morte.

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI

PROFESSORA LUCIA MARTINELLI
ATIVIDADES E PROJETOS